“O segredo da serenidade não é perseguir o resultado”

O ritmo da vida, trabalho, um fluxo de notícias e informações, publicidade que nos chama para comprar mais rápido. Tudo isso não contribui para calma e relaxamento. Mas mesmo em um carro de metrô lotado, você pode encontrar uma ilha de paz. Psicoterapeuta, psicologias columonistas Christoph Andre explica como fazer isso.

Psicologias: O que é serenidade?

Christoph Andre: Esta é uma felicidade calma e abrangente. Serene é uma emoção agradável, embora não tão intensa quanto a alegria. Ela nos mergulha em um estado de paz e harmonia interna com o mundo exterior. Nós nos sentimos calmos, mas não nos fechamos em nós mesmos. Sentimos confiança, conexão com o mundo, consentimento com ele. Nós nos sentimos em nosso lugar.

Como alcançar a serenidade?

PARA. A.: Às vezes aparece graças à situação. Por exemplo, quando subimos ao topo da montanha e contemplamos a paisagem, ou quando admiramos o pôr do sol. Às vezes, a situação não tem isso, mas, no entanto, chegamos a esse estado, apenas “de dentro”: por exemplo, em um carro lotado do metrô, de repente nos cobrimos calma. Na maioria das vezes esse sentimento fuga. Para sentir serenidade, é necessário se abrir para o momento presente. Isso é difícil se nossos pensamentos entrarem em círculo se estivermos imersos em assuntos ou dispersos. De qualquer forma, serenidade, como todas as emoções positivas, não pode ser sentida constantemente. Mas esse não é o objetivo disso. Queremos ser serenos com mais frequência, para estender esse sentimento e apreciá -lo.

E por isso teremos que entrar no mosteiro, tornar -se eremitas, quebrar com o mundo?

PARA. A.: A serencialidade realmente implica alguma liberdade do mundo. Deixamos de lutar por ação, posse e controle, mas mantemos a suscetibilidade ao que nos rodeia. Não se trata de se aposentar em sua própria “torre”, mas sobre se correlacionar com o mundo. Este é o resultado de uma presença inigualável intensiva no que é nossa vida atualmente. É mais fácil alcançar a serenidade quando estamos cercados por um mundo maravilhoso, e não quando o mundo é hostil conosco. E, no entanto, momentos de serenidade podem ser encontrados na agitação cotidiana. Aqueles que se dão tempo para parar e analisar o que está acontecendo com eles, mergulham no que sentem, mais cedo ou mais tarde alcançaram a serenidade.

Frequentemente serenidade está associada à meditação. Este é o único caminho?

PARA. A.: Ainda há oração, pensamentos sobre o significado da vida, consciência completa. Às vezes é o suficiente para se fundir com um ambiente calmo, parar, parar a corrida por trás generico cialis preço dos resultados, qualquer que seja, para suspender seus desejos. E, claro, medite. Existem dois métodos principais de meditação. O primeiro envolve focar, estreitando a atenção. É necessário focar completamente em uma coisa: na sua própria respiração, no mantra, em oração, na chama das velas. E remover tudo o que não se aplica ao objeto de meditação da consciência. A segunda maneira é abrir sua atenção, tentar participar de tudo – na sua própria respiração, sensações corporais, sons ao redor, em todos os sentimentos e pensamentos. Isso é uma consciência completa: em vez de restringir o foco, faço um esforço para descobrir a consciência de tudo o que existe a cada momento.

O problema com emoções fortes é que nos tornamos cativos, nos identificamos com eles e eles nos devoram

Leave a Reply